Criatividade

 Uns definem a criatividade como um factor de inteligencia, outros como uma destreza ou estilo gognitivo, outros como um traço de personalidade. De qualquer forma, ela faz-se notar quer na resolução de problemas abstractos, quer em pequenos problemas concretos.

 

Coloquei um video de uma palestra de Ken Robinson, no qual tornei-me fã deste senhor pela forma como aborda os temas, podemos dizer que a arte de comunicar está com ele.

 A palestra alerta-nos para a necessidade de um novo Paradigma educacional, centrado no descobrir e desenvolver as competências individuais de cada ser humano, criticando o paradigma vigente relativamente à educação e à forma como “produzimos” cada vez mais Tecnocratas.

Ken Robinson define" Criatividade como o processo de gerar ideias originais e com valor que surge normalmente pela interacção de diferentes formas de ver as coisas."

Por aqui podemos aferir a importância de desenvolver os sentidos e de experimentar as sensações em contacto com o meio (perspectiva ecológica) de forma a testarmos todas as nossas capacidades fazendo do ensaio/erro uma auto-descoberta.

Por isso, Sir Ken Robinson referiu que “As comunidades humanas dependem de uma diversidade de talentos e não de uma ideia singular de capacidade. O mais importante dos nossos desafios é restabelecer a nossa noção de capacidade e inteligência”. A noção de capacidade e inteligência de cada um!

">

(Para ver com legendas em Português, carregar em view subtitles - Português)