Etnografia
O Professor Paulo Castelar referenciou a definição do conceito de etnografia. A Etnografia (do grego έθνος, ethno - nação, povo e γράφειν, graphein - escrever) é por excelência o método utilizado pela antropologia na recolha de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma tribo indígena ou qualquer outro grupo social sob qual o recorte analítico seja feito.
O Professor Salomão em que contextos a etnografia se insere e em que medida poderá o professor de educação física alertar e formar os seus educandos neste sentido/termo, ajudando-os a ter em conta no seu dia-a-dia a lidar com os problemas que possam surgir. Para isto, e como ponto inicial, ele contou uma história na qual, foi assistir a um campeonato do mundo de voleibol na Turquia e decidiu levar uma camisola da antiga união soviética, e qual o espanto deste, quando não o queriam deixar entrar e as pessoas lançavam-lhe olhares furtivos já que nesse país há muitos confrontos entre partidos e, um deles, possui exactamente a foice e o martelo que eram o símbolo da antiga U.R.S.S. Uma vez dentro do recinto teve que estar rodeado de polícias para lhe dar segurança enquanto assistia ao jogo. Estando aqui o primeiro passo para o relevo que o ensino da etnografia tem que ter junto das escolas, ou seja, onde desde cedo os alunos possam ser confrontados com esta realidade importante, no âmbito do desporto.
De seguida o doutorando passou a falar sobre quais os conteúdos programáticos que são leccionados no Brasil, sendo estes: ginástica, luta, desportos, danças e jogos. Isto para que pudesse passar depois a inseri-los no papel que podem ter na inserção do tema etnografia.
Então, este, esboçou, da melhor forma que pode, um arquétipo no qual, os conteúdos eram o centro de todas as outras áreas, ou seja, são os conteúdos programáticos que têm que ser reestruturados de forma a abranger ramos essenciais como: a sociologia, a história, a economia; a filosofia e os valores; a arte; a biologia, a fisiologia; o jogo etc. e não apenas a aplicação da prática no ensino da educação física.
Mais especificamente e em jeito de conclusão, este referiu-se à etnografia no seu sentido literário/plumitivo definindo que deriva do ramo da antropologia e que se exerce através da observação, entrevista, análise documental, etc. que por sua vez conduzem à filosofia a ser adoptada pela Educação Física nas escola.
Nota ainda para a divulgação de um livro que foi publicado pelo mesmo e que está disponível na internet, no site www.diaadia.pr.
Como conclusão do seu discurso o Professor Salomão referenciou, que o professor tem de ser capaz de construir etnografia, sem estar à espera de um antropologo.