Ficha de Leitura
Ao desfolharmos este livro ficamos desde logo com a nitida precepção de que algo de muito positivo pode advir dele mesmo. Os autores procuram de forma optimista e um tanto ao quanto lúdica, mostrar aos seus leitores que a utopia de uma "Escola de sonho", pode ser perfeitamente tornada realidade. Para tal, os autores baseados na teoria de que, a escola funciona como uma comunidade racional com uma dinâmica muito própria, jamais deve recorrer a grandes mudanças curriculares ou investimentos externos, garantindo assim ser possível trabalhar no sentido de graduais mudanças comunicacionais, emocionais e relacionais que estimulem o gosto por uma participação empenhada e construtiva. Os autores vão ainda um pouco mais além garantindo que leitor pode utilizar este livro com uma fonte de inspirção, oferencendo por diversas vezes pistas e possiveis ideias e/ou soluções para o dia-a-dia do professor. Desta forma é considerada uma obra dedicada a pais e educadores que desejam aprender novos e inovadores métodos de ensino e educação, para que os jovens de hoje se tornem mais criativos e dinâmicos.
Para segunda análise escolhi um livro com um campo de aplicação mais restrito " Ser Treinador " de Jorge Araújo. Esta obra tem como finalidade fazer perceber ao leitor, quais são as particularidades de um treinador. Começa dede logo a mencionar que ser treinador , não é tão fácil como aparatemente possa parecer. O autor vai percorrer todos os principais temas,como, preparação física e mental dos atletas e do treinador, dificuldades e articulações na gestão do jogo,fora de campo ( comunicação socia). Como coordenador técnico-pedagógico de uma academia de Futebol, e também como treinador,aconselho vivamente a leitura desta obra, já que a sua principal característica é a transversalidade dos pontos frucais,roporcionando ao leitor uma pluralidade de conhecimentos.