Arte de Comunicar

A palavra comunicar tem a sua origem na palavra latina " Comunicare" = " Pôr em comum"; "Entrar em relação com" sendo que compreende-se por comunicação a troca de ideias, expressões e sentimentos entre pessoas que conhecem o significado daquilo que se diz e que se faz;  

 

Segundo Bilhin (2001) existem três tipos de comunicação :

 

                Intrapessoal : processo de auto-comunicação; dialogo interior onde debatemos as nossas duvidas, as nossas perplexidades, dilemas, orientações e mesmo as nossas escolhas; de algum modo consideramos ser uma reflexão.Emissor e receptor sãoambos a mesma pessoa;

                Interpessoal:  ocorre entre duas ou mais pessoas ;é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim;

 

             Oraganizacional : comunicação formalou informal no interior de uma organização; este autor define comunicação organizacional como a troca de informação através da linha hierárquica

Considerando ainda que existem quatro fluxos de comunicação formal : descendente, horizontal,ascendente e lateral.

 

Em contrapartida à comunicação formal que segue a linha hierárquica , a comunicação informal segue em qualquer direcção

 

No processo de comunicação existem assim modos de comunicar, et al. (ibidem) defendem que existem dois modos: a comunicação verbal e a não verbal.    

    - A comunicação verbal traduz-se num comportamento social que se expressa através de um código linguístico, falado ou escrito;

    - A comunicação não verbal inclui muitas formas comunicativas, podendo incluir todas as expressões corporais;

     

 

 "…falar em público é uma actividade porventura difícil e delicada – mas pode ser profundamente gratificante. Com vontade, dedicação e esforço, a maior parte das pessoas pode aprender a melhorar essa competência."

   Rego e Cunha (2006: 14)

  

 Podemos considerar a existência de quatro estilos de comunicação, passivo, agressivo, manipulador e o assertivo. Sendo que este ultimo é considerado o mais apropriado de alplicação pelas  suas características baseadas num equilibrio entre os restantes estilos.

O comunicador assertivo é caracterizado principalmente por respeitar ambas as partes envolvidas(pessoa singular, ou grupo). Esta pessoa sente que, embora tenha direitos, a outra pessoa também tem direitos semelhantes. Não existindo no processo  nenhum sentimento de superioridade ou inferioridade.

Confiante, decidido e realista, o comunicador assertivo "negoceia", em vez de ditar ou adiar, com os outros. Provocando o respeito dos outros em si mesmo, bem como respeitando os outros e os seus pontos de vista.

Este tipo de comunicador ouve a outra pessoa, expressa os pontos de vista de forma honesta e faz declarações como observações e expectativas. Trata-se de um comunicador  sensível aos sentimentos dos outros. "Que alternativas temos?" é a abordagem típica que este tipo de comunicadores adopta quando discute caminhos possíveis.

Na maioria das situações, o estilo assertivo de comunicação é complementado com contacto visual directo, gestos naturais e expressões honestas.