Líder

 

   Na minha opinião ser Líder é das caracteristicas mais importantes no professor, visto que o professor é o membro que exerce mais influência positiva no grupo, indicando o caminho para o objectivo.

    Segundo o dicionário de Língua Portuguesa, a palavra “líder” quer dizer “pessoa que pela sua personalidade exerce influência sobre o comportamento dos outros, conduzindo-os na acção e representando-os nas suas pretensões e opiniões”.

  Desta forma todo o professor é líder e tem que ter capacidade de liderança. Entendemos liderança como a capacidade do professor para influenciar, motivar e habilitar outros a contribuírem para a eficácia e o sucesso das organizações de que são membros.

 

 A liderança, através dos estilos de comportamento, destaca-se a que utiliza três Estilos de Liderançaautocrática, democrática e a Liberal ou "laissez-faire".

 

 O Estilo de Liderança Autocrático, falando do professor autoritário, tem como procedimentos de ser somente ele de determinar os objectivos e métodos de trabalho, aplicando reforços (elogio ou castigo). Os alunos sobre este estilo de liderança tem reacções como bom rendimento de trabalho na presença do professor, no entanto, quando o professor se ausenta existe um grande défice de empenho. Os alunos apresentam comportamentos dominadores e agressivos, com incapacidade de cooperar.

 

O Estilo de liderança Democrático, tem como um professor democrático que procura realizar um compromisso com os alunos na marcação dos objectivos e dos métodos de trabalho, reforçando sempre os alunos. Os alubnos perante este tipo de liderança apresentam atitudes de bom rendimento escola, ao contrário do estilo autoritário, o aluno continua a trabalhar na ausência do professor, demonstrando interesse pelo estudo em sí e não por medo do professor. Os alunos procuram uma comunicação interpessoal (amizade, elogios mutuos, havendo uma cooperação entre eles.

 

O Estilo de Liderança Liberal ou Laissez-Faire, com um tipo de professor "deixa-correr" dá total liberdade, tanto aos elementos como ao próprio grupo, para decidirem o que fazer, não havendo qualquer participação do líder. Ou seja, o professor não marca objectivos, nem métodos. Com estes tipos de processos, o rendimento escolar do aluno é baixo, bem como o interesse do aluno do trabalho perde-se quando o professor não está presente. 

 

Como jeito de conclusão podemos referir que o Professor Democrático é o que obtém melhores resultados a curto e a longo prazo, a nível de inteligência e de personalidade, visto que o professor autoritário rende intelectualmente, mas simplesmente quando o professor está presente e pertuba emocionalmente os alunos; o professor liberal é pior em todas as vertentes.