Estratégias
A estratégia abordada e praticada nas nossas aulas foi realizar pequenas peças de teatro com o objectivo de sensibilizar crianças/jovens do 3º ciclo e secundário com o tema "Actividade Fisica e Estilos de Vida Saudável"
De uma forma geral, os temas abordados foram relacionados com actividade física e as causas/consequências dos maus hábitos alimentares (obesidade).
Todos os grupos conseguiram retratar a realidade da actualidade e transmitir a mensagem que pretendiam passar para o público. Bem como, conseguiram o objectivo principal, que era sensibilizar o público para adoptar práticas de vida correctas e despertar na comunidade a consciência da responsabilidade do seu bem-estar. No entanto, na minha opinião, certas peças poderiam demonstrar qual a solução para o problema identificado na peça, ou, de uma outra forma, questionar ao público de que forma alterar a situação.
A história do grupo 6 foi bastante interessante visto que fez uma demonstração juntando vários temas. A cena passava-se numa aula de Educação Física em que um aluno era obeso, no qual os colegas agrediam-lhe fisicamente e verbalmente (bullying). O bullying é um problema que se verifica actualmente com uma certa frequência nas escolas, sendo importante promover acções contra o bullying, visto que tanto para os agressores como para as vítimas sofrem consequências que influenciam o seu desenvolvimento enquanto criança, ao longo da adolescência, e até mesmo na idade adulta. Voltando ao jovem rapaz que sofria de bullying, a comida era um refúgio à solidão, às suas frustrações de não conseguir realizar a aula de educação física juntamente com os seus colegas.
Em jeito de conclusão, termino com um excerto do autor Spolin “Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e se o indivíduo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo que ele tem para ensinar. “Talento” ou “falta de talento” tem muito pouco a ver com isso” (SPOLIN, 1992, p. 4).