Reflexão
"A actividade física, a saúde e a qualidade de vida estão intimamente interligadas. Não existe qualquer dúvida quanto ao facto de o sedentarismo ser um factor de risco para o desenvolvimento de muitas doenças crónicas, incluindo doenças cardiovasculares, que são uma das principais causas de morte no mundo ocidental. Além disso, uma vida activa proporciona muitos outros benefícios sociais e psicológicos."
Este pequeno excerto faz parte das orientações da União Europeia para Actividade Física.
Nas nossas aulas fomos abordadando, debatendo, sempre em espiríto dinâmico, com a orientação do professor Nuno Corte Real, demonstrando-nos estratégias para reflectir sobre conceitos, tal como a saúde. Assim, iniciamos por trabalhar em grupos de 3 dizendo "ter saúde é... Eu e o meu grupo definimos "ter saúde...não é ausência de doença, mas é o bem estar fisicamente, mentalmente e socialmente. Após isto continuamos a reflectir sobre frases tais como "Será saúde... Um dom nas mãos do Destino? ... uma mete inatiginvel? Dando a minha opinião pessoal, sinceramente parece um pouco utópica, no entanto, temos que caminhar para a perfeição, sendo ela infinita. Nas mãos do destino não creio que esteja, mas sim nas maõs dos nossos actos, atitudes e forma de estar na vida.
Recordo-me numa das primeiras aulas que foi dita uma frase "Fazer com e não para..." Curioso que a nossa primeira aula incube precisamente nesta frase, onde assistimo a sete pequenas peças de teatro sobre a sexualidade, com o objectivo de sensibilizar a plateia, estando presente uma metodologia de ensino participativa.
E na aula seguinte, foi-nos pedido para precisamente elaborar um jogo teatral com os temas: Actividade Física e estilos de Vida Saudável, com o objectivo de apresentar a um grupo de jovens 3º ciclo e secundário. Estas acções que elaboramos (já referenciei no ponto anterior em Estratégias) são cativantes para qualquer públiico. Colocando os próprios alunos a representar, fazendo jogos teatrais, As actividades de exploração do corpo, da voz, do espaço, de objectos, são momentos de enriquecimento para as crianças/jovens. A exploração de situações de imaginárias, a partir de temas sugeridos pelos alunos ou propostos pelo professor, dará oportunidade que a criança/jovem, pela vivência de diferentes papeis, se reconheça melhor e entenda melhor o outro.
Falando da importância deste teatro para a nossa formação, como já referi é uma forma de podermos aplicar aos nossos alunos, mas analisando noutra vertente, o contacto com a linguagem teatral ajuda-nos a perder continuamente a timidez, a desenvolver e dar prioridade à noção do trabalho em grupo, e sair bem de situações onde é exigido o improviso
"O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante", argumenta Ingrid Dormien Koudela,