Psicologia da Educação
Tal como referido em aula, para melhor compreender e definir Psicologia da Educação, é necessário ter o prévio conhecimento dos termos de que é composta: Psicologia e Educação.
A Psicologia provém do Grego, "psyche" que signifca alma ou mente e "lógos" que significa palavra, razão ou estudo/ciência .Actualmente diversos autores definem Psicologia como a ciência que estuda os processos comportamentais e mentais dos indivíduos ( experências subjectivas,inferidas através do comportamento).
A Educação , na sua origem etimológica está a ideia de chefe, guia (dux), no qual deriva o verbo "Ducere" (conduzir, guiar) , e seus compostos "Educere" (elevar, tirar, da à luz) e "Educare" (criar, alimentar). Perante isto a educação é vista como um processo e consequentemente um produto, sendo que, se trata de uma acção intencional ou voluntária de um educador sobre o educando, usando para tal diversas estratégias.
Mons.Dupanloup , faz um importante e curioso paralelismo entre a educação e um jardineiro intelegente, dizendo-nos que tal como o jardineiro "coloca na terra boa a planta que lhe confiam; rega-a com água pura e abundante;arranca as ervas daninhas ;(...) poda-a na devida altura e vigia o seu crescimento (...)" , também a educação se pode considerar cultivo.
A definição de Educação espelha-se nas palavras de Mons. Dupanloup:
"A educação é a arte de cultivar, exercitar, desenvolver, fortificar e polir todas as faculdades físicas, intelectuais, morais e religiosas, que constituem na criança a natureza e a dignidade humana; dar a estas faculdades uma perfeita integridade; elevá-las à plenitude da sua força e da sua ação. E, deste modo, formar o homem, prepará-lo a bem servir a pátria nos diversos cargos sociais, que um dia seja chamado a desempenhar através da jornada da vida; e assim, num alto pensamento, conquistar a vida eterna, enobrecendo a vida presente. Eis a obra e o fim da educação."
(Mons. Dupanloup)