Psicanálise

 

Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psicologia desenvolvido por Sigmund Freud, médico neurologista vienense nascido em 1856 que se propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente e abrange três áreas:

  1. um método de investigação da mente e seu funcionamento;
  2. um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humanos;
  3. um método de tratamento psicoterapêutico         

Foi em 1901, com a publicação de A Interpretação dos Sonhos, que Sigmund Freud (1856-1939) deu um carácter científico à matéria. Naquele polêmico livro, Freud aproveita o que já havia sido publicado anteriormente e faz investidas completamente novas, definindo o conteúdo do sonho como “realização dos desejos”.

 

Três instâncias psíquicas: Inconsciente, Pré-consciente e Consciente.
 


inconsciente - conjunto de conteúdos não-presentes no campo atual da consciência. É constituído por conteúdos reprimidos, que não se têm acesso aos sistemas pré-conscientes e conscientes - ação de censuras internas. O inconscientes é um sistema do aparelho psíquico regido por leis próprias de funcionamento. É atemporal - não existem as noções de passado e presente.

pré-consciente - sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. È aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.

consciente - é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior.