Reflexão

 

 Um dos pontos que gerou mais questões durante os nossos debates foi relativamente à hereditariedade (factores endógeneos) e ao Meio (factores exógeneos) se um era mais importante que outro.

Das diferentes opiniões muito delas, sendo apenas de senso comum, sem ser devidamenta fundamentadas,  o professor Paulo Castelar referiu que qualquer teoria do desenvolvimento da criança tem necessidade de ter em conta ambos. 

No caso da Teoria da Personalidade, é um processo que está em constante alteração , tendo em conta que o meio influência a genêtica, como a genêtica para o meio. Quanto à teoria Behaviorista, o comportamento é influênciado pelos estimulos condicionados.

No que concerne à teoria Cognitivista de Piaget, foi discutido na aula, que o mais importante de Piaget são os estádios, que outros conceitos que estavam a ser abordados não tinham importância. Desta forma intervi e esclareci que os conceitos que se estava abordar era de extrema importância para chegar aos Estádios de desenvolvimento. Pois, esquemas, estrutura, assimilação, equilibração e acomodação são conceito relevantes para o entendimento do processo de interação da criança com o meio, após ter definido cada conceito e dando exemplos, o Professor Paulo castelar chamou-me defensor de Piaget, em tom de brincadeira.