Teoria do behaviorismo

 

"Dêem-me uma dúzia de crianças sadias, bem constituídas e a espécie de mundo que preciso para as educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas, ao acaso, prepará-la-eí para se tornar um especialista que eu seleccione: um médico, um comerciante, um advogado e, sim, até um pedinte ou ladrão, independentemente dos seus talentos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça dos seus antepassados."
                                                                                                                 (WATSON)

 

 Behaviorismo/Behaviorism( inglês), significa comportamento ou conduta , conhecido ainda por  comportamentalismo, é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia.

 

            Comportamento esse que geralmente é definido por uma de duas unidades analíticas; Estimulos e Respostas.

            Estes comportamentos constituem a resposta de um indivíduo a um determinado estímulo. A base do Behaviorismo é de que um estímulo provoca sempre a mesma resposta pelo que não só seria possível prever os comportamentos mas igualmente controlar a produção desses comportamentos.

 

 (Objectos exteriores) E --> R (Reacções Fisicas)

Segundo  watson a  hereditariedade é ignorada e apenas se valoriza a influência social e ao estudar apenas o observável fica limitada no estudo dos processos cognitivos. Estes aspectos levaram a críticas por parte de Piaget no sentido de alterarem a fórmula de Watson, valorizando a personalidade.

 

   

Behaviorismo Clássico (1913 a 1930) :   Conceito que  partia do princípio de que o comportamento e era modelado pelo paradigma pavloviano de estímulo e resposta conhecido como condicionamento clássico. Para o Behaviorista Clássico, um comportamento é sempre uma resposta a um estímulo específico. Ficou igualmente conhecido pelo seu caracter polémico e pragmático na medida em que perseguia toda e qualquer opinião com base nas ideias do Estruturalismo ( visão mais introspectiva).

 

   

Behaviorismo Operante - Refere-se  ao procedimento através do qual é modelada uma resposta (acção) no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afecta a sua probabilidade de ocorrência; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de a diminuir, gera outros efeitos colaterais. Este tipo de comportamento que tem como consequência um estímulo que afecte sua frequência é chamado “Comportamento Operante”.