Teoria Piaget
Desenvolvimento Cognitivo de Piaget - Consiste numa reorganização das estruturas cognitivas, construídas através da acção do sujeito, e que se manifesta de uma sequência de estádios.
Esquemas :
" O esquema de uma acção consiste na organização geral dessa acção, que se mantém quando é repetida, consolidando-se através do exercicío e aplicando-se às diversas situações que vão variando, em consequência das modificações que ocorrem no meio ambiente" ( Piaget, 1972, p.69).
Estrutura :
Configurações mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos adaptam e organizam o meio. Variam ao longo do desenvolvimento, são constituidas por esquemas e definem um estádio de desenvolvimento cognitivo.
A construção do conhecimento ocorre quando acontecem acções sobre o meio resultando numa Assimilação , Acomodação, Equlibração.
Assimilação :
Ocorre sempre que o organismo utiliza algo do ambiente e o incorpora. É um processo cognitivo que integra um novo dado perceptivo nos esquemas ou padrões de comportamento já existentes. Teoricamente, a assimilação não resulta numa mudança nos esquemas, mas afecta o seu crescimento. A assimilação possibilita a ampliação dos esquemas mas não explica as suas transformções.
Acomodação :
Consiste na modificação do organismo, neste caso da estrutura, por influência da acção do sujeito sobre o estímulo. A acomodação consiste na criação de novos esquemas ou na modificação dos velhos esquemas.
Equlibração :
Mecanismo interno que regula os processos de assimilação e acomodação. A equlibração permite que a experiência externa seja incorporada na estrutura interna( esquemas).
Factores de desenvolvimento ( segundo Piaget)
Maturação - corresponde a um plano genético que se desenvolve gradualmente;
Experiência fisíca - é a experiência a partir da qual a criança abstrai as várias propriedades dos objectos físicos.
Experiência lógico-matemática - não deriva das propriedades físicas dos objectos manipulados.Ela é uma construção da mente da criança, é uma organização das acções que realiza sobre os objectos.
Transmissão social - proporciona conhecimento atavés das outras pessoas.
Equlibração - factor de auto-regulação como sentido da homeostasia ( restabelecimento de equlíbrio em patamares ou níveis sucessivamente mais elevados).
Estádio :
É a unidade básica do desenvolvimento. Os esquemas organizam-se em estruturas, evoluindo de estádios mais simples de funcionamento intelectual para estádios mais complexos.
Tal como a imagem acima nos sugere Piaget defendia quatro estádios fundamentais no desenvolvimento cognitivo de uma criança.
Considerando que :
1º - Estádio Sensório-Motor ( nascimento até 2 anos ) :a criança numa interacção física com o seu meio constrói um conjunto de "esquemas de acção" permitindo-lhe compreender a realidade e o seu funcinoamento. Desenvolve-se assim o conceito de permanência do objecto, constroindo esquemas sensório-motores coordenados e passa assim a ser capaz de fazer imitações genuínas (adquirindo representações mentais cada vez mais complexas);
2º - Estádio Pré-Operatório ( 2 aos 6 anos) : a criança é competente ao nível do pensamento representativo no entanto carece ainda de operações mentais que ordenem e organizem esse mesmo pensamento. Sendo egocêntrica e com um pensamento não reversível, a criança não é ainda capaz, conservar o número e a quantidade;
3º - Operações Concretas (7 aos 11 anos) - à medida em que a experiência física e concreta se vão acumulando, a criança começa a conceptualizar, criando "estruturas lógicas" para a explicação das suas experiências mas ainda sem sentido de abstracção;
4º - Operações Formais (12 aos 15 anos) - Como resultado da estruturação progressiva do estádio anterior a criança atinge aqui o raciocínio abstracto, conceptual, conseguindo assim ter em conta as hipóteses possíveis e torna-se capaz de pensar de forma ciêntifica;