Lev Vygotsky

 

 

Pensador judeu, nascido no seio de uma familia avantajada,  forma-se em Direito na Universidade de Moscovo (1918). Mais tarde o seu forte interesse na área da psicanálise leva-o a estudar autores como Jean Piaget para melhor compreender as teorias da Psicologia na sua época.

Com isto  e com base nos seus curiosos estudos Vygotsky torna-se  pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Teoria esta ainda abordada no seu percurso académico.

 

 

 

São de realçar três importantes aspectos que originaram a sua teoria :

 

Instrumentos Psicológicos ( SImbólicos) : no ponto de vista de Vygotsky, os signos, a linguagem simbólica desenvolvida pela espécie humana, têm um papel similar ao dos instrumentos: tanto os instrumentos de trabalho quanto os signos são construções da mente humana, que estabelecem uma relação de mediação entre o homem e a realidade.

 

Linguagem : é uma espécie de "cabo de vassoura" muito especial, capaz de transformar decisivamente os rumos de nossa actividade. Quando aprendemos uma linguagem específica proveniente do nosso meio sociocultural, transformamos radicalmente os rumos do nosso próprio desenvolvimento. Deste modo  Vygotsky dá importância à dimensão social, interpessoal, na construção do sujeito psicológico.

 

 

Aprendizagem : para Vygotsky um dos mais importantes é o de zona de desenvolvimento proximal ( área do desenvolvimento da aprendizagem),   que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente (adulto, criança mais velha ou com maior facilidade de aprendizado, etc.). A Zona de Desenvolvimento Proximal é, portanto, tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido.

   

    A maior origininalidade da teoria de vygotsky reside na ênfase que ele dá ao papel dos contextos culturais e da linguagem no processo de aprendizagem

Vygotsky enfatiza a ligação entre pessoas e o contexto cultural em que vivem e são educadas. A linguagem é usada como mediação entre o sujeito e oambiente social, levando a um desenvolvimento do processo cognitivo.

Deste modo, vygotsky tem uma intervenção sociointeracionista, pois o desenvolvimento humano se dá em relação nas trocas sociais, através de processos de interação e mediação (substitui oelo estimulo . resposta).

 

Vygotsky considera o jogo factor importante no pocesso de desenvolvimento da criança. A regra do jogo é a imaginação. Ao jogar a criança cria situações imaginárias com regras próprias.